Pagamentos e recebimentos internacionais

 

Comprar, vender ou importar no mercado externo tem pagamentos e recebimentos internacionais realizados em uma moeda específica. Por isso, se você vai importar da China, obrigatoriamente irá fazer uma operação de câmbio.

Quer importar da China e mudar completamente sua vida financeira? Saiba como clicando aqui.

Operação de câmbio é quando alguém envia ou recebe/faz o pagamento de um serviço ou mercadoria, realizado entre empresas ou pessoas que estão em países distintos.

Os tipos de pagamentos em negociações internacionais são quatro: a) Pagamento antecipado, b) Cobrança (tanto a vista como a prazo), c) Remessa direta (tanto a vista como a prazo) e d) Cartão de crédito.

E, para todas essas formas de pagamento, o empreendedor brasileiro precisa ficar atento com a documentação que deve ser providenciada antes de contatar o seu banco.

No pagamento antecipado, o documento necessário será a proforma invoice. E, para o mercado, o pagamento antecipado é quando o exportador recebe uma parte do dinheiro antes mesmo de enviar a mercadoria.

Já no caso da remessa direta, os bancos exigem a fatura comercial e o conhecimento de embarque. Esse pagamento só acontece no prazo acertado entre as partes, especificado na fatura comercial.

Como ocorre o fechamento do câmbio?

Com os dados bancários e os documentos relativos à transição, o empreendedor pode ir ao setor de câmbio do banco ou com uma agência especializada em troca de moedas e pede a remessa ou recebimento dos valores.

A partir desse momento, é negociada a taxa de câmbio. A taxa de câmbio nada mais é do que o valor de uma unidade monetária do país correspondente em relação ao real. Depois de negociado o valor do câmbio, o banco recebe toda a documentação e faz o contrato de câmbio, que inclui os detalhes da negociação.

O passo seguinte é o débito ou crédito em reais do valor acertado. É assim que acontece a transferência dos valores entre as contas.

A transação só é concluída quando o valor da transação chega na conta do interessado. Essa etapa é conhecida também como Liquidação de Câmbio.

Depois da liquidação, o banco emite o Swift, que nada mais é do que as operacaoes de transferência das ordens de pagamento. O Swift é que comprova que o dinheiro chegou corretamente à conta destinada. Apesar de soar complicado, isso acontece de forma rápida, desde que não haja nenhuma irregularidade na documentação.

Quer ganhar um dinheiro extra? Com um baixo investimento inicial? Então comece a importar da China agora mesmo!