Códigos e rastreamento de encomendas internacionais

Todo mundo que trabalha importando mercadorias da China certamente fica de olho nos códigos e rastreamento das encomendas internacionais. E sempre é bom entender mais sobre o assunto.

Quer aprender a importar da China em grande porte e expandir o seu negócio? Clique e aprenda os segredos aqui.

Os primeiros detalhes a se ter em mãos são a origem da sua encomenda e a forma de envio da mesma. O famoso Tracking Number (ou código de rastreamento) é o número de envio da encomenda, pelo qual você vai conseguir identificar as etapas de entrega e saber onde ela está durante todo o trajeto da China até o Brasil.

Os dois tipos de rastreamento de encomendas internacionais são o serviço postal e o de Courier.

Rastreamento de encomendas internacionais: Serviço Postal

Antes de tudo, é preciso saber qual é o nome da empresa responsável pelo envio do remetente. Aqui no Brasil, o serviço postal é feito pelos Correios, mas o nome do serviço varia de país para país.

Quando a sua mercadoria é enviada através do serviço postal, seja da China, dos Estados Unidos, o código de rastreamento de encomendas internacionais tem formato padrão: duas letras, nove números e, por fim, duas últimas letras.

As duas letras que vêm no começo representam o tipo de envio. Os nove números seguintes são únicos e aleatórios. Já as duas últimas letras são referentes ao código do país de onde vem a encomenda. Veja o exemplo:

cc3b3d-rr

– RR quer dizer carta registrada sem valor declarado.

– Os números são aleatórios e funcionam como se fossem o CPF da encomenda.

– Os dois últimos números são referentes ao país de origem. Nesse caso o KR se referem a Coréia (Koreia). O problema da carta registrada é que você só consegue ver o status quando ela já está nas mãos do carteiro, saindo para a entrega.

Códigos de alguns países

CN – China

Tanto os pacotes da China quanto de outros países asiáticos é chatinho para rastrear via Serviço Postal, mas existe um site que muitas vezes sai bem melhor que os de serviços postais (dos países asiáticos), o EMS Tracking (aqui).

US – Estados Unidos:
Nos EUA chama-se USPS, que significa United States Postal Service.

KR – Koréia:
Korea Post, e pode ser rastreado por aqui

HK – Hong Kong
Hongkong Post aqui

SE – Suécia
É o Posten (aqui).

Uma coisa importante é ressaltar que, se você optar pelo tipo de envio mais barato, só é possível rastrear sua encomenda pelos Correios depois que ela já tiver chegado ao país. Agora, as que cobrar um frete um pouco mais elevado permitem o rastreamento desde a sua postagem no país de origem.

Rastreamento de encomendas internacionais: Courier

Para fazer o rastreamento courier é só pegar o código de rastreamento fornecido e entrar no site da empresa que está fazendo o transporte. Os principais Courier usados são: FedEx, UPS e DHL.

Quer aprender como funcionam as importações da China e criar o seu próprio negócio virtual? Clique aqui e saiba tudo agora mesmo!