Fabricantes chineses: como evitar problemas ocultos

Quem já importa produtos da China com regularidade, provavelmente já deve ter se deparado com esse problema ao entrar em contato com os fabricantes chineses e ouvido a seguinte frase: “Vamos fazer o melhor para cumprir com o seu pedido”. Quem já é empreendedor ou importa regularmente, já ouviu essa frase e passou por frustrações ou ainda vai passar, pois o que foi combinado muitas vezes não é cumprido.

Quer aprender tudo o que precisa para se tornar um empreendedor da China e ganhar um bom dinheiro com isso? Conheça todos os segredos aqui.

Mas, o que isso realmente quer dizer? Afeta na minha importação, mesmo sendo um detalhe tão simples? A resposta é: sim!

Quando os fabricantes chineses soltam essa frase ou algo parecido, saiba que isso é algo vago e que pode dar abertura a várias interpretações. Dizer que está fazendo o melhor possível pode ser uma forma sutil de enrolar um cliente, para deixá-lo mais tranquilo na hora de fechar a negociação, sem necessariamente passar uma posição clara e decidida sobre o processo de compra, importação e entrega.

O problema disso é que fica tudo na mão do fornecedor e, caso haja algum problema, é a pessoa que faz a importação que sai na desvantagem. Ou seja, você!

O que todo cliente espera é que o fornecedor seja honesto e que os fabricantes chineses cumpram com o prometido. E, no caso de surgir algum problema inesperado, que eles deem suporte para solucionar quaisquer pendências que possam surgir. O problema é que isso nem sempre acontece.

Na realidade, o ideal seria que os fabricantes chineses tivessem mais atenção durante o processo de produção e inspecionassem toda a mercadoria antes de fazer a entrega, para evitar eventuais problemas que possam surgir. Infelizmente, os fabricantes chineses pecam bastante nesse quesito, o que traz desconfiança a muitas pessoas que importam produtos da China.

Para evitar esse tipo de problema com os fabricantes chineses, o melhor que você pode fazer é um contrato de compra e venda, falando sobre os detalhes dos produtos encomendados, sua garantia, prazos e aspectos da mercadoria solicitada. E, o mais importante: ressaltar as responsabilidades do comprador e do fabricante (ou fornecedor).

Dessa forma, você passa uma imagem profissional e pragmática, além de mostrar que tem o seu próprio padrão de qualidade e que não aceita menos que isso. Além do mais, quando tudo está formalizado em contrato, os detalhes especificados entre as partes devem ser cumpridos à risca!

Quer saber quais são os fabricantes chineses mais confiáveis? Então conheça – os no curso “Como Importar da China” e não passe mais frustrações na hora de importar os seus produtos!