Como criar um plano de negócios para a sua loja virtual da China – Parte 3

Bom, quem quer importar da China e ter muito sucesso precisa passar por algumas etapas antes de começar a trabalhar efetivamente com a importação de produtos da China e a loja virtual. E uma das etapas mais importantes é a criação do plano de negócios.

Perdeu os outros artigos sobre o assunto? Então clique e veja:

Como criar um plano de negócios para a sua loja virtual da China – Parte 1

Como criar um plano de negócios para a sua loja virtual da China – Parte 2

Nessa etapa, depois de compreender o objetivo e a importância de um bom plano de negócios, agora é a hora de colocar a teoria na prática!

Um plano de negócios, independente do modelo escolhido, deve ser feito da forma mais objetiva possível. Por isso, ao fazer esse projeto, tente elaborar um plano de negócios com, no máximo, 30 páginas. Digo isso porque, um número superior de páginas deixa o plano de negócios mais confuso, dispersivo e cansativo. Por isso, quanto mais objetividade, melhor!

Plano de Negócios: A apresentação do seu empreendimento, seja ele de grande ou pequeno porte.

Nessa etapa, o passo principal é elaborar uma espécie de sumário, no qual devem ser descritas as informações principais sobre o seu negócio, como: o tipo de produto a ser vendido, a área de atuação, o nome escolhido para a sua loja virtual, os pontos positivos e negativos do trabalho, o prazo de início dos trabalhos e a previsão de lucro.

Ou seja, é um resumo de todo o empreendimento.

Plano de Negócios: O nicho de mercado

Bom, o nicho de mercado no qual o seu negócio virtual ou de importação de roupas, perfumes, etc e demonstrar no plano de negócios como o seu trabalho se encaixa no nicho de mercado escolhido.

A partir de então, você precisa definir como será feita a divulgação do seu trabalho, como em banners nos anúncios da internet, por exemplo.

Não se esqueça de usar as redes sociais como uma ferramenta, afinal, elas nunca tiveram tanto poder e opinião como tem hoje. Aproveite e use isso a seu favor!

Plano de Negócios: Detalhes sobre as mercadorias

Esse é um ponto essencial. Aqui você vai colocar no seu plano de negócios o preço das mercadorias, relação de fornecedor (ou fornecedores) de seus produtos, o custo total que você vai ter se resolver manter um estoque e ver como será realizado o cálculo do frete para os seus clientes.

Quanto mais organizado o empreendedor for em relação a gastos e custos, menores são as chances de prejuízos futuros.

Plano de Negócios: Investimento inicial

Quem trabalha com o sistema de Dropshipping, tem um pouco mais de tranquilidade nesse aspecto, já que não é necessário contar com um investimento inicial alto.

Mas, ainda assim, é bom calcular quanto será necessário ter em caixa para iniciar o projeto. Por exemplo: o valor da hospedagem da sua loja virtual, valor de caixa necessário para comprar algumas mercadorias para pronta entrega, valor reservado para o pagamento de eventuais taxas e de impostos, entre outros. Jamais ignore essa etapa na hora de elaborar o seu plano de negócios!

Gostou das dicas para criar um bom plano de negócios? Então agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a mudar a sua vida financeira!