O que é Dropshipping?

Como muitos outros termos do mundo dos negócios, o termo dropshipping vem se popularizando, em especial, graças às lojas virtuais que têm como foco importar da China. Em uma livre interpretação, essa palavra recebe diferentes traduções, como “micro encomendas” ou “largar a entrega”, entre outros. Todos eles, entretanto, referem-se ao mesmo processo.

Veja como importar dos EUA e revender no Brasil nesta vídeo aula. Clique aqui!

Quando um e-commerce deseja trabalhar com dropshipping, quer dizer que ele não possui estoque dos produtos que anuncia, sendo uma alternativa muito viável e utilizada pelos novos empreendedores da web que desejam importar produtos da China e revender com uma margem de lucro. A maior de todas as vantagens de trabalhar com dropshipping é justamente o fato de não precisar ter estoque, assim, o investimento inicial para começar a vender on-line é nulo.

Dessa forma, você abre a sua loja virtual, ou mesmo, opta por revender produtos da China por meio de outros sites, como o Mercado Livre, vende a mercadoria anunciada, recebe o pagamento e compra com o seu fornecedor da China. Além de não ter que desembolsar nenhum valor por já ter o dinheiro em mãos, você já obtém o lucro da sua venda. Existem muitos fabricantes da China que entraram nesse negócio e que se responsabilizam, inclusive, pela entrega do produto, seja onde for, assim, você não precisa se preocupar com isso.

Por mais que o termo dropshipping não seja nenhuma novidade no mundo dos negócios, foi com o advento dos negócios on-line que ele começou a ser mais empregado. Trabalhar com dropshipping é uma transação bastante recorrente, há algumas décadas, sendo o nome dado a uma técnica de gestão de cadeia logística.

Antes da Internet, era comum o uso de catálogos para mostrar o produto, sendo que esse modelo ainda é aplicado, em especial ao que diz respeito às vendas de cosméticos.

 

Vantagens e desvantagens de trabalhar com dropshipping

No entanto, como em qualquer negócio, físico ou virtual, existem vantagens e desvantagens de trabalhar com a técnica de dropshipping. Além do investimento para começar um negócio ser zero e, em geral, o próprio fabricante de responsabilizar pela entrega, o lucro é imediato, ao fazer a cobrança pela mercadoria, receber o dinheiro, pagar o fornecedor e ficar com a diferença entre o preço da sua venda e o preço da compra do produto pelo fornecedor.

Os fabricantes da China que mais trabalham com o dropshipping são principalmente os de produtos eletrônicos, que são as mercadorias mais procuradas pelos consumidores na hora de fazer suas compras on-line. Outras vantagens de dropshipping é que como são muitos os fornecedores que utilizam essa técnica, você pode pesquisar e avaliar qual deles é o mais confiável para que você feche negócio.

Existe ainda a facilidade de você não ter que realizar um pedido com um grande número de unidades de cada produto. Você pode, por exemplo, pedir apenas 10 unidades de uma mercadoria, mesmo que sejam para endereços diferentes. No entanto, os prazos podem se estender de uma semana a um mês, por isso, é necessário que você deixe o seu cliente bem informado sobre esses prazos.

Já as desvantagens se referem aos riscos que você está correndo ao importar da China, uma vez que os produtos podem ser entregues pelo fabricante ao seu cliente com defeitos ou sofrerem danos durante a entrega. Além do mais, o seu cliente pode desistir da compra, querer devolver o produto, etc. Assim, é importante que você faça uma política de devolução para garantir uma transação justa tanto ao seu cliente como ao seu negócio.