Tenha uma Loja Virtual com personalidade

Em 1995, aproximadamente, surgiram as primeiras lojas virtuais do Brasil. Desde então, o avanço foi grande. As plataformas estão mais robustas, os webdesigners mais malucos e os clientes mais corajosos para gastar na rede.

Mas uma curiosidade: a maioria das lojas são praticamente iguais. Mudam-se os menus de lugar, um banner, um pop-up, etc. Porém, o foco sempre está nas vendas.

O fato é: enquanto a maioria dos e-commerces continuarem a copiar o modelo do site dos outros, lojas virtuais como Americanas e Submarino continuarão a tomar conta de 70% do mercado na Internet.

Mas, e você? A loja que você está planejando reflete o que vocês são ou é uma cópia dos modelos que todos já estão utilizando?

Se você quer “brigar” com os grandões do e-commerce, reconheça que você é pequeno e faça aquilo que os grandões prometem e não fazem. Lembrando que entregar no prazo e atender bem, por exemplo, são coisas básicas de todos os serviços. A chave é superar as expectativas dos clientes assim que digitarem a sua URL ou encontrar o seu site no Google.

Aqui vão, então, algumas ideias fáceis e baratas para contribuir para surpreender seus clientes:

Tenha um blog

Blog é relacionamento: converse com seus clientes, para que eles possam interagir com você. Utilize plataformas gratuitas como Blogspot e WordPress.

Tenha uma rede social

São diversas as redes sociais que você pode fazer parte. Seja Facebook, Twitter, Orkut ou qualquer outra, as redes sociais trazem engajamento e também contribuem para o relacionamento com a sua loja virtual.

Faça da sua loja virtual um ponto de referência

Não ofereça apenas informações técnicas dos produtos: desenvolva artigos ou vídeos que ajudem na utilização dos produtos que você vende.

Se você ajudar seu cliente dessa forma, ele vai retribuir com recomendações e você vai se tornar referência no assunto. E no final das contas, isso se resumirá em vendas.

Utilize o feedback dos seus clientes

Sabe aquelas perguntas que sempre te fazem por e-mail? Provavelmente elas não estão respondidas no site e deveriam estar, ou pelo menos, deveriam ser encontradas mais facilmente. Dessa forma, o cliente ficará menos dependente no momento da compra e você vai acabar diminuindo seus custos operacionais.